quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Asacad completa 23 anos!

No início foi uma tentativa de ocupar crianças e adolescentes que, enquanto não estavam na escola, andavam pelas ruas de Braço do Norte, sujeitos à marginalidade. Em seguida, passou a ser a construção de um sonho.
A união mostrou que faz a diferença e é capaz de tornar o que era sonho em realidade. E foi assim que nasceu a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente, a Asacad, que no último dia 3 de agosto completou 23 anos de história.
Ainda conhecida carinhosamente por muitas pessoas como Casa Lar, a Asacad é uma entidade filantrópica de assistência social que, desde 1988, desenvolve ações para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Os 240 alunos atendidos pela Asacad são provenientes de famílias que sobrevivem com até dois salários mínimos que são encaminhados pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Ministério Público ou por vontade da própria criança, adolescente ou pais.
O trabalho desenvolvido pela entidade tem a importante participação de uma psicóloga e uma assistente social. O atendimento envolve o contexto familiar, sendo realizadas visitas ao lar, quando necessário. Na área assistencial, é realizado trabalho de prevenção e encaminhamento a órgãos competentes, trabalhando em parceria com o Conselho Tutelar, Ministério Público e o Centro de Referência de Assistência Social de Braço do Norte.
As crianças e adolescentes frequentam a instituição no contra turno escolar, recebendo lanche e almoço, diariamente. No período em que permanecem na entidade, os alunos recebem apoio pedagógico. Divididos por faixa etária, são acompanhados por uma professora, que tira as dúvidas, reforça o conteúdo aprendido em sala de aula e auxilia nas tarefas escolares.
Também são oferecidas oficinas de capoeira, judô, dança, teatro, inglês, vôlei, artesanato, informática, além de recreação. Por meio de professores voluntários, os alunos participam de aulas de xadrez, violão e música. Também é pelo voluntariado que crianças e adolescentes recebem atendimento médico, oftalmológico e odontológico. Esse último, disponibilizado por cirurgiões-dentistas voluntários integrantes do projeto Dentistas do Bem, que atende crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Um cabeleireiro também presta seis serviços gratuitamente.
A fé e oração têm lugar garantido na sede da entidade. Orações antecedem a alimentação das crianças e adolescentes diariamente.
Atualmente a entidade conta com o trabalho de uma coordenadora, secretária, motorista, agentes de serviços gerais, assistente social, psicóloga, professora de informática, professora de artesanato e seis professoras, além dos professores participantes de projetos, como Segundo Tempo e Ponto da Cultura, e demais voluntários.






Postado por Simone Raguzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário